Carpintaria naval renasce em Vila do Conde

por Nuno Carvalho - Antena 1

Nuno Carvalho

Vila do Conde está apostada em fazer renascer o ofício de carpinteiro naval. Apesar de a atividade ter uma longa história na cidade, os estaleiros já não conseguem contratar novos profissionais que saibam construir, reparar e conservar embarcações em madeira. Os carpinteiros que ainda estão em atividade são já idosos e em pequeno número.

Graças ao curso de formação do Centro de Artes Náuticas de Vila do Conde (CDAN), a profissão pode vir a renascer. O curso cativou interessados em número suficiente para compor duas turmas, com dezenas de formandos de idades diferentes e com uma grande variedade de percursos profissionais e escolares anteriores.

O novo curso de carpintaria naval prevê 350 horas de formação e é ministrado nas instalações do CDAN, em Vila do Conde, perto do local onde está atracada a réplica da nau quinhentista (atualmente a ser restaurada e fechada ao público).

O curso do CDAN é promovido pela câmara municipal de Vila do Conde e é financiado pelo mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu (composto pela Noruega, Islândia e Liechtenstein).
pub